quinta-feira, 30 de abril de 2009

Biografia - Iodo



Os Iodo eram um grupo da Margem Sul formado por Rui Madeira (voz), Jorge Trindade (guitarras), António "TóPé" Pedro (baixo), Alfredo Antunes (bateria) e Luís Cabral (teclas).

Em 3 de Fevereiro de 81 tocam pela primeira vez no Rock Rendez Vouz, tendo sido convidados por Manuel Cardoso a assinar pela Vadeca. Como resultado editam o single com as faixas "Malta à Porta" e "Aqueles Dias".

Em Maio Júlio Isidro leva o grupo aos seus programas "Febre de Sábado de Manhã" (Rádio Comercial) e Passeio dos Alegres (RTP).

Em Junho do mesmo ano tocam como convidados no Só Rock de Coimbra e fazem a primeira parte do concerto de Iggy Pop em Cascais.

Logo a seguir, o baterista Raul Alcobia entra para o lugar de Alfredo.
"Malta À Porta" atinge grande sucesso, tendo chegado ao primeiro lugar do programa "Rock Em Stock" de Luís Barros, ostentando o conhecido autocolante com essa menção, e chega aos primeiros lugares do tabela "Todos no Top" da Rádio Comercial onde permaneceu entre os meses de Junho e Outubro.

O segundo single, com temas que tinham sido gravados na mesma altura que os do primeiro registo, é editado nessa altura. "A Canção" chega a entrar para o Top do TNT, em Dezembro, mas fica poucas semanas nunca saindo do 20º lugar.

Tempos mais tarde José Luís Barros entra para o lugar de Tó Pé.

Em 1982 é editado o álbum "Manicómio", com co-produção e arranjos de Iodo e Frodo. Este disco que não obteve grande sucesso inclui os temas "Ceby", "Lendas", "As Novas das Tesouras Velhas", "Foz de Um Beijo", "Introdução Para No Lado B", "Expiração de Um Louco", "Ventos do Além", "Instrução Mental", "Deixo-me ir?" e "Conclusão de B e introdução para C... ". A maioria dos temas é de Luís Cabral, tendo a faixa "Ceby (Boneca de Cera)" tido o maior destaque.

Discografia


Malta à Porta/Aqueles Dias (Single, Vadeca, 1981)
A Canção/Pedro e o Lobo (Single, Vadeca, 1981)
Manicómio (LP, Vadeca, 1982)





Fonte: http://anos80.no.sapo.pt

Sem comentários: