terça-feira, 19 de maio de 2009

Biografia - The Style Council



Os Style Council nasceram em 1983. São seus pais Paul Weller e Mick Talbot. O primeiro tinha sido o homem de proa dos The Jam, o segundo tinha saído dos Dexy’s Midnight Runners. Sempre que tocavam ou gravavam os dois arranjavam músicos convidados.

Em 1983 assinam contracto com a Polydor e editam o single "Speak Like a Child", que chega ao quarto lugar do top britânico.

O primeiro disco chega rápido aos escaparates, ficando conhecido como "Café Bleu", na Inglaterra, e "My Ever Changing Moods", nos EUA. Este registo ficaria em segundo lugar no top britânico, tendo o single "My Ever Changing Moods" sido o único do grupo a entrar no top 30 americano.

Em 1985 o segundo disco chega em duas versões ligeiramente diferentes. Nos EUA, sai como "Internationalists" e, na Inglaterra, como "Our Favourite Shop". No top britânico o disco chega ao primeiro lugar, soltando para o ar os hits "The Walls Come Yumbling Down", "Come To Milton Keynes" e "The Lodgers".

Um ano mais tarde juntam-se a Billy Bragg e The Communards (entre outros) em palco tentando angariar votos para o partido trabalhista britânico. O tema "Have You Ever Had Tt Blue", que fazia parte da banda sonora do filme "Absolute Beginners", de Julien Temple, entra no top 20 da Inglaterra. Aida nesse ano, lançam o álbum ao vivo "Home & Abroad", que fica em oitavo.




87 viu nascer "The Cost Of Loving", disco que chega ao segundo lugar em Inglaterra, onde "It Didn´t Matter" alcança o nono posto. "Wanted" cativa igualmente o público. Em Março desse ano lançam em vídeo a curta-metragem "Jerusalém", uma sátira ao mundo pop.


Dee C. Lee, vocalista e esposa de Weller, passa a fazer parte do grupo em 88 (já participara em discos anteriores como convidada).

"Confessions Of a Pop Gruo", chega ao 15º lugar em Inglaterra. "Life at a Top People´s Health", "How She Threw It Ali Away" e "Promised Land" são os hits do disco.
Os Style Council separaram-se em 1989, depois de gravar um álbum de acid house, denominado "Modernism: A New Decade", que rejeitado pela seu editora o que fez com que rompessem o contrato.

Paul Weller continua a sua carreira, agora a solo. Mick Talbot, depois de uma passagem por vários projetos de acid-jazz e soul, continua agora trabalhando em produções e estúdio.

Todos os lançamentos dos Style Council na Inglaterra tinham a arte gráfica produzida pelo designer Simon Halfon, que trabalha com Weller desde o final dos Jam, e que continua agora a parceria na fase solo do artista.




Sem comentários: