terça-feira, 26 de maio de 2009

Capas com história


O prisma que aparece na capa do "The Dark Side Of The Moon" dos Pink Floy de 1973, é sem duvida alguma a imagem mais associada à banda. É aliás um ícone da própria história das capas de rock.
Mais uma vez, a criação e o conceito desta capa foram idealizados pelo colectivo Hipgnosis e seus designers, Storm Thorgerson, Audrey "Po" Powell e Peter Christopherson. Thorgerson foi colega de classe de Roger Waters e Powell morou com o líder dos Pink Floyd, Syd Barrett.
Em "Dark Side Of The Moon", o prisma limpo representava a força conceptual das letras e a clareza do som. Da mesma maneira, traduzia a gama de luzes que a banda utilizava em seus concertos.
Uma pequena consideração científica: quando a luz passa por um prisma ou uma gota de água, ela se divide em sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul-escuro e violeta). Em vez das sete cores, o azul-escuro foi excluído da arte da capa, contabilizando apenas seis delas, por força estética.
Dois posters acompanhavam o álbum sem custo adicional no preço. Foi uma exigência da banda, que preferiu baixar sua percentagem nas vendas a deixar os fãs sem informações.

Sem comentários: