MARKY RAMONE'S BLITZKRIEG
8 de Junho - Santiago Alquimista
1ª parte: Dept.
Abertura de Portas - 21h00
Inicio do Espectáculo - 21H30
Marky Ramone tem 54 anos de idade. É o único elemento sobrevivente da formação mais emblemática dos lendários Ramones e esteve na banda nova-iorquina durante quinze anos. Também tocou com outros grupos como os Dust, Wayne County And The Backstreet Boys, Richard Hell & The Voidoids e, mais recentemente, os Misfits. Mantém-se tão activo quanto possível – tem um programa de rádio, apareceu nos Simpsons, criou uma linha de moda com o famoso Tommy Hilfiger e tem um molho para pastas com o seu nome, o Marky Ramone's Brooklyn's Own Pasta Sauce. Além disso, ainda tem tempo para rockar com a energia de um adolescente. E foi precisamente isso que fez quando esteve em Portugal há três anos, para encher e electrizar um Santiago Alquimista totalmente rendido à magia de canções que, não há volta a dar, são intemporais. Nessa noite ouviram-se, entre muitas outras «Rockaway Beach», «Rock'n'Roll High School», «Beat on the Brat» e «Blitzkrieg Bop». Não há nostalgia que resista.
No próximo dia 8 de Junho, o músico regressa ao lugar do crime e promete um alinhamento composto por 32 dos melhores temas dos Ramones. Para isso traz consigo uma nova aventura musical, os Marky Ramone's Blitzkrieg, com Michale Graves no lugar de vocalista. Apesar de ser de uma geração totalmente diferente, Graves só pode ter crescido a ouvir os Ramones e tornou-se famoso como frontman dos igualmente lendários Misfits. «American Psycho» e «Famous Monsters» mostraram um miúdo cheio de garra, que tem vindo a consolidar a sua carreira em nome próprio durante os últimos anos.
BIOGRAFIA MARKY RAMONE
Nascido Marc Steven Bell a 15 de Julho de 1956, em Brooklyn, Nova Iorque, Marky tornou-se Ramone na Primavera de 1978, quando foi convidado para ocupar o lugar deixado vago por Tommy Ramone na mais icónica das bandas de punk rock. No entanto, antes de se juntar aos Ramones, o baterista já tocava desde o liceu e fez parte de uma banda de hard rock chamada Dust – com a qual gravou dois álbuns. Em 1976, depois de um projecto que não gerou interesse, os Wayne County And The Backstreet Boys, Marky conhece Richard Hell. Em conjunto com Bob Quine e Ivan Julian, formam os Richard Hell & the Voidoids e, no ano seguinte, lançam «Blank Generation». Depois de uma histórica digressão no Reino Unido, em parceria com os The Clash, o baterista é ap resentado a Dee Dee Ramone no CBGB e convidado para fazer parte dos Ramones.
O primeiro resultado da colaboração entre ambos é «Road To Ruin», que inclui o hino «I Wanna Be Sedated». No ano seguinte, os quatro Ramones filmam «Rock 'n' Roll High School» e entram também em estúdio, com Phil Spector, para gravar «End Of The Century». Depois de inúmeras tours e mais dois discos de estúdio, Marky é subitamente despedido do grupo em 1983. Quatro anos depois volta à banda, até decidirem separar-se em 1996. Apesar de não ser um membro fundador dos Ramones, Marky é o único sobrevivente da formação que mais tempo se manteve junta – 15 anos. Algo como 1700 concertos e mais de 15 lançamentos, entre os quais há créditos de composição em «Mondo Bizarro» e «Adios Amigos».
Em 2000, Marky volta a reunir-se com Joey Ramone e, juntos, gravam «Don't Worry About Me». No ano seguinte, e já após a morte de Joey, os Ramones (Marky, Johnny, Dee Dee e Tommy), são incluídos no Rock 'N' Roll Hall Of Fame e recebem das mãos de Bono, em nome da MTV, um prémio de carreira. A aventura a solo mantinha-se também de pé, com bandas como os Marky Ramone & the Intruders e Marky Ramone & the Speedkings. «Ramones: Raw», um DVD com gravações caseiras dos Ramones, cortesia de Marky, entra na quinta posição da Billboard em 2004 – transformando-se no primeiro DVD do grupo a atingir a marca de ouro. As colaborações também não esmoreciam, com Marky a fazer uma digressão russa com os Tarakany! sob a designação Ramones Night Tour 2005: Marky Ramone & Tarakany! e a gravar um disco com os canadianos Teenage Head.
Em 2009, em parceria com o famoso Tommy Hilfiger, o músico lança a Hilfiger Denim – uma colecção de casacos de cabedal, gangas e t-shirts – e, para algo totalmente diferente, cria o Marky Ramone's Brooklyn's Own Pasta Sauce. 2010 traz o baterista de volta aos palcos, com os Marky Ramone's Blitzkrieg e um alinhamento de clássicos dos Ramones.
BIOGRAFIA MICHALE GRAVES
Michale Graves, por seu lado, nasceu Michael Emanuel a 21 de Março de 1975. Cresceu em Nova Jérsia e tornou-se subitamente conhecido quando, em 1995, se juntou a uma reencarnação dos Misfits pós-Danzig. Transformado em frontman e vocalista de outra das mais legendárias bandas de punk rock de todos os tempos, Graves estreou-se frente a salas esgotadas na Resurrection Tour e, pouco tempo depois, o grupo assina com a Geffen.
O primeiro fruto dessa colaboração foi «American Psycho», o primeiro álbum dos Misfits em quase vinte anos. A banda andou em digressão com os Megadeth, o vídeo-clip de «Dig Up Her Bones» teve honras de estreia na MTV e a digressão de promoção ao disco deu origem a «Evil Live II». Seguiu-se-lhe «Famous Monsters», em 1999, que garantiu a Michale o título de “melhor vocalista do ano” para a revista japonesa Burrn Magazine. Graves era responsável por muitos dos temas do álbum e foi convidado para escrever o tema principal da banda-sonora para o filme “Bruiser”, do incontornável George Romero, onde aparece a cantar «Fiend Without A Face» com a banda
Em 2001, pouco tempo depois da compilação de outtakes «Cuts From The Crypt» ser lançada e sem que nada o fizesse prever, Michale Graves abandona os Misfits. O músico edita então, de forma independente e em nome próprio, «Graves, Web Of Dharma» e faz duas digressões norte-americanas. Não contente, em 2003, cria os Gotham Rd. O grupo grava rapidamente um EP de sete temas e parte para a estrada, dando mais de 100 concertos pelos clubes dos Estados Unidos. «Punk Rock Is Dead», outra vez a solo, é editado dois anos depois. O músico envolve-se então numa série de actividades sociais e políticas, mas volta a reaparecer musicalmente, outra vez sozinho, em 2007, com «Almost Home».
Em 2008 chega aos escaparates «Illusions», um disco que inclui cinco letras escritas por Damien Echols (um dos condenados no mediático caso dos West Memphis Three). Após uma participação de destaque no filme Perkins 14, Michale escreveu e gravou várias demos que foram posteriormente editadas (ao lado de gravações ao vivo durante a tour acústica de «Illusions») com o título «Illusions Live/Viretta Park». Integrou, como vocalista, os Marky Ramone's Blitzkrieg em 2009.
Preço dos bilhetes: 20,00 Euros (venda antecipada) e 23,00 Euros (no próprio dia)
Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (707 234 234 - http://www.ticketline.pt/). Em Espanha: Break Point.
Sem comentários:
Enviar um comentário