sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Salas - Rock Rendez Vous



Em Dezembro de 1980 surgiu em Lisboa uma sala de espectáculos de características diferentes. Chamava-se ROCK RENDEZ VOUZ e era especialmente vocacionada para a divulgação da Nova Música Portuguesa. Sob o mote "um Palco um Público para o Rock em Portugal" o RRV produziu cerca de 1.500 concertos com mais de 300 grupos e artistas.


O aspecto mais relevante de toda a actividade do RRV foi a criação de um concurso para a descoberta de novos valores, que se denominou "CONCURSO DE MÚSICA MODERNA" do qual se realizaram 6 edições anuais seguidas, constituindo uma importante contribuição para a modernização da Música Portuguesa.


O mérito do Concurso, em primeiro lugar, consistiu da descentralização. Isto é, foi possibilitando às bandas oriundas dos mais diversos pontos do País mostrar a sua música em igualdade de circunstâncias com os agrupamentos urbanos. Em resultado disso encontram-se entre os vencedores dois grupos da província: RONGWRONG de Braga (1986) e REQIEM PELOS VIVOS de Vila Nova de Foz Côa (1987).


Por outro lado o Regulamento do Concurso impunha que as letras dos temas fossem em Português, o que permitiu ao longo dos anos experiências interessantes e ousadas no âmbito da Música Portuguesa.


O espírito de inovação na apresentação dos projectos a Concurso foi também encorajado pelo RRV, que instituiu um Prémio de Originalidade para os grupos que, não podendo estar nas finais por imaturidade ao nível da execução instrumental, eram portadores de ideias tão inéditas que justificavam"um empurrão" para a notoriedade. Casos de POP DELL’ARTE (1985) e Mão Morta (1986).


Porem a grande motivação para as bandas concorrentes era o facto de os Vencedores terem a garantia do RRV de que temas seus eram gravados e editados. Para o efeito foi criada a etiqueta "DANSA DO SOM". Sob este selo, além dos discos dos Vencedores, foram publicadas três colectâneas com temas de vários grupos. Respectivamente os álbuns " AO VIVO NO ROCK RENDEZ VOZ EM 1984" (o primeiro disco de Rock ao vivo gravado em Portugal), "SONS E TEMAS" (2º Concurso) e "REGISTOS" (5º Concurso". Extra-concursos a DANSA DO SOM publicou ainda os seguintes títulos: "CERCO" (Xutos & Pontapés), "MUITO OBRIGADO" (Ocaso Épico) e "SEM RUMO" (Quinta do Bill).


Finalmente, vários foram os grupos que revelados nos Concursos de Música Moderna do RRV assinaram contratos de edição importantes: MLER IFE DADA, RADAR KADAFI, REQUIEM, ESSA ENTENTE, POP DELL’ARTE, MÃO MORTA, PESTE & SIDA, IN LOCO; DOUTORE & ENGENHEIROS, DÁGE, MATA-RATOS, ENA PÁ 2000, QUINTA DO BILL, RITUAL TEJO e SITIADOS.


Os concursos do RR começaram na Primavera de 1984 e terminaram em Abril de 1990, quando a sala encerrou definitivamente as suas portas. No total candidataram-se 431 projectos, dos quais foram apurados 138. Para a história fica a saudade de uma iniciativa inédita, o mito e, acima de tudo, o Exemplo.




Texto retirado do booklet de "Registos"

Sem comentários: