terça-feira, 7 de julho de 2009

Coisas de outros tempos - cubo mágico



Porque é que maioria das capas de compilações que agrupam temas do anos 80, trazem uma foto do cubo mágico na face? Simplesmente porque foi este o jogo mais famoso daquela década. Um quebra cabeças que deixou muitos à beira de um ataque de nervos. Imaginem que se criaram competições para descobrir quem era o mais rápido a colocar as peças todas da mesma cor numa só face. E acreditem havia verdadeiros craques capazes de tal proeza em escassos segundos.

O cubo mágico também conhecido como cubo de Rubik, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro, Ernő Rubik em 1974. Originalmente foi chamado "o cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para cubo de Rubik, tendo ganho em 74 o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres).

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações

Este quebra-cabeça consiste num cubo, onde cada uma das suas seis faces está dividida em nove partes, 3x3, num total de 24 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central, oculta dentro do cubo. A ideia é juntar as peças da mesma cor numa só face do cubo.

O cubo de Rubik possui 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) de combinações possíveis diferentes, tendo o seu inventor levado um mês a resolver o enigma pela primeira vez.

Fonte Wikipédia

Sem comentários: