sábado, 4 de julho de 2009

The Cult em Lisboa



LOVE Live Tour
1ª PARTE: TBC
Coliseu de Lisboa25 de Setembro Abertura de Portas - 19h00Inicio do Espectáculo - 20H00


Os veteranos The Cult regressam a Portugal para um concerto único no Coliseu dos Recreios, marcado para 25 de Setembro e integrado na digressão LOVE Live.

Liderados pelo vocalista Ian Astbury, os The Cult são responsáveis por alguns dos álbuns mais importantes do rock nas décadas de 80 e 90

O single “She Sells Sanctuary” e o álbum “Love”, editado em 1985, lançaram a banda para a sua fase de maior sucesso nas tabelas de venda, que se estendeu até ao início dos anos 90.

No final de 2002, a banda fez uma pausa, que Astbury aproveitou para se juntar à nova formação dos The Doors.Após um longo hiato, em 2006 a banda reuniu-se para dar uma série de concertos, incluindo uma apresentação memorável no Coliseu do Porto e Festival SBSR.

Conhecidos por protagonizar actuações vibrantes, no qual Astbury personifica a vitalidade e o empenho do grupo, em 2007 editaram “Born Into This”.

Nesta tournée, não vão faltar os grandes êxitos como “Wild Flower”, “She Sells Sanctuary” e “Fire Women”.

BIOGRAFIA

Formação:
Ian Astbury - Voz
Billy Duffy - Guitarra
Chris Wise - Baixo
Mike Dimkich - Guitarra
John Tempesta - Bateria

Liderados pelo vocalista Ian Astbury, os The Cult são responsáveis por alguns dos álbuns mais importantes do rock nas décadas de 80 e 90, como “Electric” e “Sonic Temple”. Músicas como “Wild Flower”, “She Sells Sanctuary” e “Fire Woman” são alguns dos êxitos mais reconhecidos pelo grande público.

O grupo tem origem nos Southem Death Cult, fundados em 1981 por Ian Astbury, David Durrows, Barry Jepson e Hap Quereshi. Os Southem Death Cult conseguiram desde logo assistências significativas nos seus concertos, promovendo assim o lançamento do primeiro single “Moya”. Em 1983, Ian Astbury convidou Billy Duffy, guitarrista, o baterista Ray Mondo e Jamie Stewart, baixista, e formou os Death Cult. Esta formação sofreu uma imediata alteração, com a entrada de Niguel Preston para o lugar de Ray Mondo. A banda retirou “Death” do seu nome, ficando apenas The Cult. “Dreamtime”, o primeiro álbum surgiu no mercado em 1984. O single “Spiritwalker” atingiu o primeiro lugar do top inglês. Um dos singles com mais sucesso, “She Sells Sanctuary”, que chegou até ao número 15 do top inglês.

“Love” foi editado em 1985. O disco alcançou o quarto lugar nas tabelas britânicas e consolidou os Cult como uma das bandas de rock. Em 1987 editaram “Electric”, este álbum atingiu o quarto lugar nas tabelas britânicas.

As mudanças não pararam de surgir na banda. Os seguintes elementos a sair foram Kid Chaos e Les Warner saíram. Para substituir Warner entrou Matt Sorum. “Sonic Temple”, editado em 1989 revelou-se o maior sucesso da banda até os dias de hoje. Depois seguiram-se álbuns como o “Ceremony”, editado em 1991, e em 1994 o álbum “The Cult”.

Os The Cult voltaram a reunir-se em 1999. A formação quase voltou ao formato original, com Matt Sorum na bateria, Billy Duffy, na guitarra, Chris Wyse no baixo e Astbury. Os concertos ao vivo e a inclusão de um tema original da banda sonora do filme “Gone In 60 Seconds” foram as suas últimas aparições. Um novo disco surgiu em 2001, intitulado “Beyond Good & Evil”. Este novo álbum marcou o regresso da banda aos palcos, onde se destaca uma passagem por Portugal, em Setembro desse ano, com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. No final de 2002, a banda fez uma pausa, que Astbury aproveitou para se juntar à nova formação dos The Doors.

Após um longo hiato, os The Cult reuniram-se em 2006 para dar uma série de concertos, incluindo uma apresentação memorável no Coliseu do Porto e uma participação no SBSR.Um ano depois chega ao mercado um novo álbum, intitulado “Born Into This”.

Locais de venda: Ticketline (Reservas: 707 234 234 - http://www.ticketline.pt/), Lojas Fnac, Worten, Bliss, MegaRede, Agências Abreu, Dolce Vita, El Corte Inglês, Carbono (Lisboa e Amadora) e Coliseu dos Recreios.

Sem comentários: