quinta-feira, 5 de março de 2009

Biografia - Corpo Diplomatico



Os Corpo Diplomático são uma banda nascida das cinzas dos Faíscas. Os Faíscas que não deixaram qualquer registo são considerados a primeira banda punk nacional, tendo actuado pela primeira vez num concerto comemorativo de 25 anos do rock & roll português, espectáculo onde se estriariam igualmente os Xutos & Pontapés.

Os Corpo Diplomático, apradinhados pelo locutor realizador de rádio António Sérgio, que foi o primeiro a divulgar no nosso país música punk e new wave (correntes onde a banda ia buscar água para matar a sede), gravam um single, em 79, de edição limitada e numerada. Este registo continha no lado A o tema a "Festa do Bruno" e no lado B a arrojada recriação de "Engrenagem" de José Mário Branco. O tema principal deste disco aparece na colectânea "Biografia do Pop/Rock" editada pela Movieplay.

Mo mesmo ano é editado o LP "Música Moderna", cuja bela capa tem uma imagem cedida pela Associação de Amizade Portugal - China. Sem o apoio por parte dos média este excelente disco passa completamente ao lado. O tema "Férias " aparece na compilação "O Melhor do Rock Português – Vol.II 1979-1985 (EMI 2004).



Tendo constantes problemas em arranjar a pessoa certa para as vozes, o grupo, acabaria por desaparecer, tendo o seu núcleo duro formado logo a seguir os Heróis do Mar.

Parte dos elementos da banda continuam ainda no activo, caso de Pedro Ayres Magalhães que integra os Madredeus. Emanuel Ramalho passou por vário projectos, tendo sido baterista dos Delfins. Paulo Pedro Gonçalves formou os LX 90, os Kick Out The Jams e os Ovelha Negra.

Em 2001, o vocalista Carlos Gonçalves integrou a banda Raindogs, em substituição do vocalista Roland Popp.

Para muitos o facto de "Musica Moderna" nunca ter sido editado em CD, é uma das grandes falhas que existem no mercado das edições em Portugal. Por causa disso mesmo, este registo tornou-se numa valiosa peça de colecção.

Sem comentários: