quarta-feira, 11 de março de 2009

Capas com história



O punk é uma musica simples e directa. A musica dos Ramones vivia desse espírito. Por isso toda a arte do primeiro disco dos Ramones, que apenas tinha o nome da banda, foi pensada de forma simples, sem nada de muito elaborado e sofisticado.
A imagem da capa, a preto e branco, mostra quatro tipos desajeitados, encostados a uma parede, tentando parecerem pessoas fixes.
A fotografia da capa e as restantes do disco pertencem à fotografa Roberta Bayley, uma artista que, contou a história do punk em dezenas de imagens. Ela trabalhou em Inglaterra com Malcolm Mclaren, e foi porteira do lendário clube CBGB, tendo colaborado no mítico fanzine punk, de John Holmstrom. Pela sua objectiva passaram banda e artistas como por exemplo Blondie, New York Dolls, Iggy Pop, Heartbreakers, Television, Sex Pistols, Richard Hell (com quem morou por algum tempo).
A ideia da foto da capa foi de Roberta, que conhecia bem a banda. Apesar de Joye ser o vocalista, a ideia era não lhe dar demasiado destaque em relação à restante banda, coisa difícil pois ele era o mais alto de todos. Assim, Roberta foi posicionando os amigos como peças de xadrez que tinham que se encaixar de maneira impecável. Da esquerda para direita a coisa ficou assim: Johnny, como sempre desafiador e confiante, coloca a mão no bolso e encara a lente. O baixinho Tommy, para não ficar muito abaixo dos outros, subiu o pequeno passeio junto ao muro. Joey, por seu lado, está ligeiramente inclinado para não parecer gigantesco em relação aos colegas. À direita, Dee Dee, tenso, como quem espera o fim da sessão fotográfica.

Sem comentários: