sábado, 7 de março de 2009

Coisas de outros tempos - fanzines



Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da junção da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.

Fanzine é, assim, uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder económico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência na banda desenhada, ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, Tudo feito sempre de umas forma muito experimental.

Os fanzines também se dedicam à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes, é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo falsa a ideia de que se destinam apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.

Prova desta afirmação é a de que os primeiros fanzines europeus, especialmente franceses e portugueses, foram editados por adultos, dedicando-se ao estudo da história da banda desenhada.

A sua origem deu-se nos Estados Unidos em 1929. O seu uso foi mais marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Graças a esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos.

Actualmente este tipo de publicações perdeu muito de seu carisma graças ao advento da internet e à criação de web zines. Os proliferar de blogs quase os fez morrer. Contudo, ainda existem por aí fanáticos que continuam este nobre arte de criar fanzines em papel.




Fonte: Wikipédia

Sem comentários: