quarta-feira, 4 de março de 2009

Salas - Haçienda



Foi em Manchester que na sexta sexta-feira, dia 21 de Maio de 1982, nasceu o clube Haçienda. São seus pais Anthony Wilson, patrão da editora Factory, Ron Gretton e os New Order, que ao verificarem que no início da década de oitenta nada se passava, edificaram este seu sonho.

O Haçienda foi pensado, para ser um clube diferente. O desenho industrial criado por Ben Kelly para "embelezar" a sala, diferia de tudo o que até então se tinha visto.
Tentando fugir à banalidade, por baixo da pista de dança existia o Traitors bar que homenageava os homossexuais ingleses Kim Philby e Guy Burgess, que traíram o seu país para fazerem espionagem pela União Soviética.

O nome do clube era estranho, e tinha sido inspirado num livro dos anos 50, pouco lido, intitulado "The Situationalist Internacional Handbook", onde a "hacienda" era idealizada como uma cooperativa comunitária.
Aqui era tudo mesmo diferente, até os posters e flyers que anunciavam os eventos utilizavam materiais e designs originais.

Ao longo da sua existência passaram pelo Haçienda as maiores estelas. Ao seu palco subiram nomes como, por exemplo, The Smiths, OMD, Echo And The Bunnymen, Madonna, Happy Mondays, James, Oásis e Blur




O grande boom do clube deu-se em finas dos anos 80, quando este popularizou a musica "House", que convidava o corpo à dança, sendo esta febre de ritmo "alimentada" à base de ecstasy. DJ's como o Mike Pickering (mais tarde dos M-People), Graeme Park e Dave Haslam, aspadrinavam noites de casa cheia, havendo em algumas delas instalada no meio da sala uma piscina.


Só que em 90 tudo começou a mudar, com grupos de rivais, a ocuparem áreas específicas do clube por causa da droga. O medo instalou-se e os funcionários temiam sempre o pior. Em 91 acontece mesmo uma tragédia com um jovem a morrer de envenenamento provocado pelo ecstasy. Pouco tempo depois, seguranças do clube foram ameaçados com metralhadoras e a polícia viu-se forcada a fechar o espaço. Em 92 a sala foi novamente aberta, mas sem atingir o pico de popularidade que tinha tido anos antes.


Sem conseguir atingir a glória de outras noites, em 97 depois do seu décimo quinto aniversário começou a adivinhar-se o pior. A decadência crescia e a polícia e juízes tiveram de intervir. A tudo isto, juntou-se o facto de as receitas, já não cobrirem as despesas. Os New Order já não podiam levar mais o barco a bom porto.


Morre assim um clube que ainda hoje é recordado com carinho e fica para a história registado em gravações áudio e vídeo.
O Hacçienda serviu a causa e ajudou a colocar Manchester na rota da música ao lado da editora Factory.





Sem comentários: