sábado, 14 de março de 2009

Editoras - Fundação Atlântica



A Fundação Atlântica, fundada em 1982, era igualmente conhecida como Fundação Atlântica (Companhia de Discos de Portugal).
A editora foi fundada por Pedro Ayres Magalhães; Miguel Esteves Cardoso, Francisco de Vasconcelos, Pedro Bidarra e Francisco Sande e Castro e tinha como colaboradores habituais Ricardo Camacho e Isabel Castaño.

Pedro Ayres Magalhães era o director musical da editora. Pedro Bidarra era arranjista, ensaiador e produtor executivo. Miguel Esteves Cardoso e Francisco Sande e Castro eram fãs de música.

A Fundação Atlântica produziu discos de nomes como Sétima Legião, Xutos e Pontapés, Delfins, Paulo Pedro Gonçalves, Anamar e o álbum "Amigos em Portugal" dos Durutti Column.

A Valentim de Carvalho (EMI) acabaria por ficar com todo o catálogo após o encerramento da editora que só durou cerca de dois anos. O single "Ocidente Infernal" de Pedro Ayres Magalhães, sai em 1985 pela EMI, mas ainda com etiqueta Fundação Atlântica. O álbum "A Um Deus Desconhecido" dos Sétima Legião foi reeditado (em LP e CD) pela EMI-Valentim de Carvalho.

Como curiosidade refira-se que todos os discos foram distribuídos pela EMI e tinham números de catálogo dessa editora. A Fundação Atlântica nunca teve números de catálogo próprios.

Anamar chegou a gravar o álbum "Cartas de Portugal" com direcção musical de Pedro Ayres Magalhães. O disco não chegou a ser editado. Foi apenas lançado o single "Baile Final" (com produção de Miguel Esteves Cardoso, Pedro Ayres Magalhães e Ricardo Camacho



Discografia
1983 - Professor Xavier dos Clube Naval
1983 - Glória/Partida dos Sétima Legião
1983 - Amigos em Portugal dos Durutti Column
1983 - Baile Final/Lágrimas de Anamar
1984 - Rapazes de Lisboa de Paulo Pedro Gonçalves
1984 - O Teu Amor Sou Eu de Luís Madureira
1984 - Love Tempo de Quando Quango
1984 - Ad Infinitum de Telstar
1984 - Talk About The Past de The Wake
1984 - O Vento Mudou/Letras dos Delfins
1984 - Letras/O Vento Mudou dos Delfins
1984 - Moving dos The Raincoats
1984 - A Um Deus Desconhecido dos Sétima Legião
1984 - Nipped In The Bud dos Young Marble Giants/The Gist/Weekend
1984 - Remar, Remar/Longa Se Torna a Espera dos Xutos & Pontapés
1985 - From Gardens Where We Feel Secure de Virginia Astley
1985 - A Casa da Praia dos Delfins
1985 - O Ocidente Infernal/Adeus Torre de Belém de Pedro Ayres Magalhães






Fonte: http://anos80.no.sapo.pt/

Sem comentários: