domingo, 22 de fevereiro de 2009

2 Tone



2 Tone (ou Two Tone) é um género musical criado em Inglaterra nos anos 70 que funde elementos do ska, punk rock, rocksteady, reggaae e pop. Dentro da história do ska, esta é considerada a sua segunda vaga.
As notas da 2 Tone, foram desenvolvidas em Inglaterra por músicos vindos da zona de West Midlands, que cresceram a ouvir musica jamaicana dos anos 60, e que decidiram tocar sons similares, misturando-os com ritmos como punk e a pop.
Este novo som ficou conhecido como 2 Tone, pois muitas das bandas, assinaram contrato com a editora do mesmo nome. Existem no entanto outras editoras ligadas a este fenómeno como a Stiff Records ou a Go Feet Records.
The Specials, The Selecter, The Beat, Madness Bad Manners e The Bodysnatchers, são consideradas as bandas mais representativas deste movimento.
O termo 2 tone foi inventado pelo musico Jerry Dammers dos The Specials (fundador da editora com o mesmo nome), que com a ajuda de Horace Panter criaram o logo que identificada a causa. Este símbolo foi baseado numa capa de um disco de Peter Tosh incluindo o tão emblemático xadrez a preto e branco.

Sem comentários: