quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Editoras - 4AD



A editora inglesa 4AD, criada em 79 por Ivo Watts-Russell e Peter Kent, rapidamente se tornou numa das mais aclamadas do meio independente.
Fundada pela Beggars Banquet Records, ela faz hoje parte do grupo Beggars juntamente com as editoras Matador Records e XL Recordings.

Criada inicialmente com o nome de Axis Records a editora rapidamente teve de mudar de designação ao descobrir que já existia outra no mercado com a mesma denominação. A solução para o novo nome foi então encontrada num flyer que tinha sido feiro para promover os novos lançamentos da editora e onde se lia:
1980 FORWARD
1980 FWD
1984 AD
4AD
Na procura duma nova identidade, ao ver o flyer Ivo gostou de 4AD e sugeriu o nome a Peter que concordou com a ideia.
Algum tempo de depois, Peter Kent, abandonou a 4AD para criar a etiqueta Situation Two Records ligada igualmente ao grupo Beggars.

Continuando o seu trabalho na 4AD, Ivo convida o desenhador gráfico Vaughan Oliver dos estúdio 23 Envelope para criar todo o grafismo da editora.
Ao fazer tal escolha, Ivo Watts-Russell estava longe de imaginar, que as capas criadas por Vaughan Oliver, para os discos (ainda em formato vinil) se tornassem uma marca tão emblemática da editora. De facto, bastava olhar para a montra de uma qualquer casa de discos para logo se identificar os grupos pertencentes às 4AD.

A meio dos anos 80 a 4AD era uma editora referenciada, muito à custa do som singular dos projectos que editava. Falava-se mesmo num som 4AD, onde à cabeça estavam os grupos Cocteau Twins, This Mortal Coil e Dead Can Dance.

Mas cedo, a editora se apercebeu que as bandas de guitarras poderiam ser um potencial grande para a casa e trazer novos públicos. Ivo, sempre atento ao meio musical, viu que do outro lado do atlântico existiam uma série de projectos que poderiam fazer a 4AD voar para muito mais longe. Assinou então com os Pixies e as Throwing Muses, tornando-se os primeiros, uma das bandas mais aclamadas da editora.
Em 1990 a 4AD abre um escritório em Los Ageles e assina contracto com as bandas The Breeders, Red House Painters, Unrest, e His Name Is Alive, conquistando definitivamente a América.

Primeiramente planeada por Ivo para durar apenas uma década, cedo este se apercebeu que seria absurdo a editora morrer em 1990, pois existiam dentro da equipa uma série de artistas com enorme potencial e isso poderia prejudicar as suas carreiras.
A 4AD, continua hoje o seu belo trabalho, tendo Ivo Watts-Russell, vendido a sua quota ao Beggars Group.




Edições durante os anos 80:

1980
Bauhaus – Dark Entries (AD3); único single da Axis Records a ser reeditado com o nome de 4AD
Rema-Rema – Wheel in the Roses (BAD5); primeira edição com o logo da 4AD
Bauhaus - In the Flat Field (CAD13): primeiro disco de grande sucesso da 4AD
Modern - English Gathering Dust (AD15); o disco que inspirou o primeiro LP dos This Mortal Coil

1981
1. The Birthday Party – Prayers on Fire (CAD105); primeiro álbum de sucesso de uma banda de pós-punk
2. Dif Juz - Huremics (BAD109); Primeiro EP daquilo a que mais tarde se designou de pós rock
3. Natures - Mortes (Still Lives) (CAD117); sumário dos ano pós-punk da editora, originalmente só editado no Japão

1982
1. Colin Newman – Not To (CAD201); Terceiro LP a solo do vocalista dos Wire, contendo temas que os Wire não chegaram a gravar
2. Modern English - After the Snow (CAD206); LP contendo o primeiro grande hit da 4AD, o clássico da new wave "I Melt With You."
3. Cocteau Twins – Garlands (CAD211); primeiro álbum da banda que moldou a estética da editora

1983
1. The Wolfgang Press – The Burden of Mules (CAD308); a formação da banda incluía membros dos Rema-Rema
2. This Mortal Coil – Sixteen Days-Gathering Dust (BAD310); EP da banda formada por Ivo contendo a popular versão do tema de Tim Buckley "Song to the Siren"
3. Cocteau Twins - Head Over Heels (CAD 313); segundo disco do grupo, que começou a moldar o som da banda e da editora

1984
1. Dead Can Dance – Dead Can Dance (CAD404); primeiro disco da banda que se tornaria a mais vendida da editora
2. Cocteau Twins – The Spangle Maker (BAD405); primeira edição com o novo baixistas Simon Raymonde, num disco que moldou definitivamente o som do grupo
3. This Mortal Coil – It'll End in Tears (CAD411); premio disco, que teve um sucesso internacional muito grande
4. Cocteau Twins – Treasure (CAD412); álbum favorito dos admiradores, mas um dos menos queridos da banda

1985
1. Clan of Xymox – Clan of Xymox (CAD503); primeiro disco destes clássicos do gótico
2. Dif Juz – Extractions (CAD505); discos que está muito mais dentro do som da 4AD
3. Colourbox – Colourbox (CAD508); primeiro LP desta banda, que estava muito à frente para a época
4. Dead Can Dance – Spleen and Ideal (CAD 512); segundo LP da banda, que apura muito mais o seu som
5. Cocteau Twins – The Pink Opaque (CAD513CD); compilação com temas ente 82 e 85 que só faziam parte das edições americanas, que saiu apenas em Inglaterra.

1986
1. Throwing Muses - Throwing Muses (CAD607); primeiro LP de uma banda Americana a assinar pela 4AD
2. This Mortal Coil – Filigree & Shadow (DAD609); segundo disco da banda de Ivo e o primeiro duplo da editora

1987
1. MARRS – Pump Up The Volume (AD707); considerado como o disco que desenvolveu o house britânico e a arte de samplar
2. Lonely Is an Eyesore (CAD703); compilação em diversos formatos que mostrava o catálogo da editora
3. Dead Can Dance - Within the Realm of a Dying Sun (CAD705); outro disco clássico mostrando o típico som 4AD
4. Pixies – Come on Pilgrim (MAD709); primeiro lançamento da banda, este mini-álbum foi retirado da sua demo tape
5. Pieter Nooten/Michael Brook – Sleeps with the Fishes (CAD710); álbum atmosférico do criador dos Clan Of Xymox Noorten e do guitarrista/produtor Brook

1988
1. Throwing Muses – House Tornado (CAD802); segundo disco da banda mas o primeiro a ser editado nos Estados Unidos
2. Pixies – Surfer Rosa (CAD803); produzido por Steve Albini este disco influenciou muito do rock alternativo que se tem vindo a criar.
3. Cocteau Twins – Blue Bell Knoll (CAD807); o disco de maior sucesso da banda e que foi distribuído pela major Capitol Records

1989
1. Pixies – Doolittle (CAD809); na lista dos melhores discos de sempre, um registo que deixa marcas para o futuro
2. Lush – Scar (JAD911); primeiro disco deste quarteto inglês, sendo uma das primeira edições da era shoegaze

1990
1. The Breeders – Pod (CAD0006); primeiro disco do projecto de Kim Deal dos Pixies que a dada altura se tornou na sua banda mais importante.
2. His Name Is Alive – Livonia (CAD008); banda Americana com longo período de permanência na editora, que com este primeiro disco seguia a tradição do som dos 80 da editora
3. Cocteau Twins - Heaven Or Las Vegas (CAD0012); ultimo disco da banda para a editora, e segundo Ivo "o melhor disco que a 4AD editou"


1 comentário:

Xavier Costa disse...

Gostei bastante de ler sua resenha histórica sobre um dos selos mais importantes em minha formação musical e enquanto ser humano também! Muitos foram os discos da 4AD que eu ouvi vezes sem conta e que, ainda hoje, continuam fazendo parte de minha coleção privada (que vai engordando com as sempre renovadas edições de artistas com um cunho muito próprio). Tinha detalhes da vida do selo discográfico que eu desconhecia por completo, mas fiquei bastante esclarecido com seu retrato escrito! E você termina com um dos discos mais importantes da minha vida: “Surfer Rosa” do Pixies é daqueles para levar para uma ilha deserta. E se lá tiver conexão Internet, aproveita e aponta para http://cotonete.clix.pt/ Os caras têm centenas de rádio online e uma dedicada à música da 4AD. Dá logo uma saltada lá!