quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Biografia - The Stooges


Em homenagem a Ron Asheton guitarrista dos The Stooges recentemente falecido, aqui fica a história de uma das bandas pioneiras do movimento punk

Os The Stooges formara-se no final dos anos 60. The Stooges foram uma daquelas bandas de passagem meteórica que marcaram o nome na história da música. Iggy Pop, que na verdade se chama James Osterberg, foi o líder do grupo e tornou-se um ícone da cultura pop nas últimas décadas. Ele tocou nos grupos Iguana e nos Prime Movers antes de formar o seu próprio, os The Stooges, em 1967, em Michigan, nos Estados Unidos.

Tudo começou quando o músico assistiu a um concerto dos The Doors em Chicago. Ele voltou para Michigan com um novo nome, Iggy Stooges, e a ideia de formar um grupo. Ligou para o baixista Dave Alexander e para os irmãos Ron e Scott Asheton, guitarrista e baterista respectivamente. Assim nasciam em 1967 os The Psychedelic Stooges. A primeira apresentação foi na Universidade de Michigan, em pleno Halloween.

Os conceros dos The Stooges eram cheios de energia, saida principalmente de Iggy, que se comportava de maneira estranha no palco. Ele gritava, contorcia o corpo, sujava-se com pasta de amendoim e carne crua, atirava-se para a platéia e cortava o próprio corpo com pedaços de vidro. Os concertos foram chamando a atenção, porque parte do público se identificava com as músicas. Quem não gostava passa o tempo a chamar nomes à banda.

Em 1968, Danny Fields, da Elektra Records, estava em Detroit para ver um concerto dos MC5 (a banda mais famosa na cidade na época) e acabou vendo os The Stooges em palco. Fields gostou do grupo e fechou um contrato para a gravação de três álbuns. O primeiro foi “The Stooges”, em 1969, produzido por Jonh Cale (dos Velvet Underground). Mesmo com alguns problemas durante a gravação, eles acertaram tudo e finalizaram o disco.

As vendas do disco não foram muito boas e, para piorar, Detroit passava por um período difícil, o desemprego crescia e parte da população deixava a cidade. Foi também nesta época que o consumo de drogas do grupo aumentou. O resultado foi a mudança para Los Angeles, onde eles gravaram o segundo disco pela Elektra. Eles moravam num lugar chamado Fun House, nome que foi dado ao disco, que saiu em 1970. Após a gravação, o baixista Dave saiu do grupo e foi substituído por James Wiliamson, que tocava bem guitarra. Então Ron foi para o baixo e James, para a guitarra.

“Fun House” também fracassou nas vendas e desta vez a Elektra não quis arriscar num terceiro disco. Sem rumo, o grupo praticamente encerrava a carreira, enquanto Iggy Pop tentava livrar-se do vício da heroína. O amigo de Iggy Pop, David Bowie, não gostou nada do fim do grupo e conseguiu um contrato com a Columbia Records. No começo de 1973, saia o terceiro disco, “Raw Power” assinado agora por Iggy And The Stooges. O álbum não fez explodir a carreira do grupo, mas foi recebido melhor do que os dois primeiros. A tour do disco ainda rendeu um álbum ao vivo, “Metallic K.O.”, lançado pela Sky Dog. Ele foi gravado na última apresentação do grupo, em fevereiro de 1974, no Detroit’s Michigan Palace.

Depois deste lançamento os The Stooges chegavam ao fim. Iggy Pop começou a tocar com David Bowie e depois seguiu carreira solo, apoiado por Bowie, que o ajudou a deixar a heroína. Ron e Scott Asheton formaram uma banda chamada New Order, que logo se desfez e eles partiram para outros projetos.

Mesmo sem sucesso comercial com os dois primeiros discos, o The Stooges tornou -se influência para várias bandas underground, como Sonic Youth, Mudhoney e Ramones. Os discos fizeram sucesso anos após o lançamento, principalmente no final dos anos 70 e foram relançados remasterizados nas décadas seguintes.

Em 2003, aconteceu a grande surpresa: Iggy Pop anunciou uma reunião dos The Stooges. Mike Watt entrou para o lugar de Dave Alexander, que faleceu ainda na década de 70. Eles fizeram alguns concertos e gravaram quatro canções do grupo no novo disco de Iggy Pop, “Skull Ring”, lançado em novembro de 2003. Gravaram ainda "The Weirdness" em 2007. No dia 6 de janeiro de 2009 o guitarrista Ron Asheton faleceu.



Elementos


Ultima formação


Iggy Pop - voz (1967-1974, 2003)
Ron Asheton - guitarra (1967-1973, 2003); baixo (1973-1974)
Scott Asheton - bateria (1967-1974, 2003)
Steve MacKay - saxofone (1970-1971, 2003)
Mike Watt - baixo (2003)


Ex-integrantes


Dave Alexander - baixo (1967-1971)
James Williamson - guitarra (1973-1974)


Discografia


Álbuns de estúdio


The Stooges — 1969
Fun House — 1970
Raw Power — 1973
The Weirdness — 2007


Ao vivo
Metallic K.O. — 1976
Telluric Chaos — 2005


Compilações


1970: The Complete Fun House Sessions — 1999


Singles


I Wanna Be Your Dog — Outubro de 1969
Down On The Street — Agosto de 1970
Search And Destroy — Junho de 1973


DVD


Live In Detroit — 2003


www.myspace.com/iggyandthestooges






Fonte wikipédia

Sem comentários: