domingo, 22 de fevereiro de 2009

Biografia - The Specials


Numa altura em que os The Specials comemoram 30 anos da edição do seu primeiro disco e anunciam o regresso aos palcos em 2009, aqui fica a sua história.


Os The Specials são uma banda britânica, fundada em 1977 em Coventry. Eles misturavam elementos do mod e do ska e criaram um novo som que se tornaria conhecido como 2 Tone.


Formada em 1977 por Dammers, Golding e Gentleman, a banda logo começou a tocar em pequenos concertos sob o nome de The Coventry Automatics e depois como The Special AKA. Joe Strummer, vocalista e guitarrista dos The Clash depois de ver um dos seus concertos, convidou-os para abrir para sua banda durante a tour “No Parole UK“. Isto deu aos The AKA uma exposiçãoimportante, e eles começaram a ser agenciados pelos mesmos empresários dos The Clash. Entretanto, em 1979 Dammers decidiu fundar seu próprio selo, e a 2-Tone Records nascia. Por este selo a banda lançou “Gangsters”. O grupo começou então a usar ternos ao estilo mod, juntamente com outros elementos da moda dos anos 60. O disco de estria chamava-se “Specials“, e foi produzido por Elvis Costello. “Too Much Too Young” ficou em primeiro lugar nas tabelas, apesar de ter sido banida pela BBC por causa da letra falar do aborto


O seu segundo álbum, de nome “More Special“, não foi tão bem sucedido quanto os lançamentos anteriores. A banda praticamente abandona o ska, apesar de ter sido a principal responsável pelo seu ressurgimento e popularide no Reino Unido. “More Specials” abordava vários estilos musicais diferentes, a maioria sem uma definição classificável, mas com traços aparentes de pop e New Wave. A banda andou também por caminhos mais obscuros, numa vertente quase psicadélica do reggae. Por tal facto, e devido à banda ser uma das mais importantes do movimento ska, os seu admiradores ficaram desapontados, por eles abandonarem o género. Apesar disso, um lado-B do álbum, “Ghost Town”, atingiu o primeiro lugar dos tops. Mesmo assim, a 2-Tone estava com sérios problemas. Staples, Golding e Hall saíram, e Dammers convidou Stan Campbell e começou a trabalhar sob o nome Special A.K.A. O resultado, “In The Studio“, foi visto por muitos como um fracasso, embora “Racist Friend” e “Free Nelson Mandela” se tenham tornado sucessos. Dammers dissolveu, então, o grupo.


A banda The Beat de Birmingham que colaborara em faixas como “Free Nelson Mandela”, mais tarde juntar-se-ía a membros do The Specials para formar no começo dos anos 90 os Special Beat.


Terry Hall continuou uma bem-sucedida carreira apesar do fim do The Specials, formando a banda de pop, dos anos 80, The Fun Boy Three (com os seus ex-companheiros dos Specials, Neville Staples e Lynval Golding).


Recentemente, os The Specials apareceram na série de vídeo-games Dance Dance Revolution e na banda sonora dos filmes Snatch e Shaun Of The Dead. Neville Staples, numa entrevista à rede de televisão BBC de Londres, anunciou que a formação original da banda, menos Jerry Dammers, irá voltar aos palcos entre Março e Maio de 2009, em algumas localidades da Inglaterra, (destacando-se o concerto na Brixton Academy), comemorando os 30 anos do lançamento do primeiro álbum.





Discografia


Specials (1979)
More Specials (1980)
In the Studio (como Special A.K.A.) (1984)


http://www.thespecials.com/






Fonte wikipédia

Sem comentários: